Você sabia que o Brasil é o sétimo maior mercado farmacêutico do mundo, mas é extremamente dependente de tecnologia e insumos estrangeiros?
Com uma política focada somente na produção e não no processo produtivo, no Brasil 90% de todos os medicamentos finalizados e princípios ativos são importados de outros países. Com a indústria farmacêutica brasileira fragilizada para atender a demanda nacional, o Governo Federal zerou a alíquota de importação de produtos relacionados ao combate do Corona vírus e assim atendendo a demanda gerada pela pandemia.
A maioria das importações veem da Alemanha e Estados Unidos, mas outros países como Índia, Suíça e Turquia estão cada vez mais presentes como grandes players no mercado, assim, cada dia é mais comum o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) ou o paciente buscar medicamentos no mercado externo.
A Anvisa é a responsável pela fiscalização de todas a importações realizadas no Brasil, somente no ano de 2019, foram gastos US$4,3 bilhões com importações de medicamentos, colocando este tipo de importação na decima posição no ranking do ComexStat no Brasil.
Com a pandemia, esse número em 2020 já atinge US$1,95 bilhões, colocando os medicamentos na sétima posição de importações e deve subir ainda mais. O paciente com a falta de informação, as vezes desiste da compra do medicamento importado, mas isso está mudando com o mundo digital.
Você pode encontrar diversas empresas no Brasil que prestam o serviço de importação de medicamentos, facilitando assim o acesso ao tratamento adequado e seguro. Busque a informação correta sobre o processo e tenha uma maior transparência e agilidade na entrega do medicamento prescrito até sua casa.
Comments