top of page

Mercado Brasileiro de Cannabis


O mercado da cannabis brasileiro está em crescimento constante e é esperado um faturamento de mais de R$20 bilhões até 2025 no mercado nacional, de acordo com a empresa Kaya Mind. Com a aprovação do marco regulatório da cannabis no Brasil aprovado em junho de 2021, foram ampliadas as regras de uso para além dos fins medicinais.


Com a comercialização em farmácias liberadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em dezembro de 2019, a venda de produtos prontos com quantidade específica ficou mais acessível aos pacientes. Mas mesmo presente no mercado nacional, a maioria dos pacientes recorrem à importação, o motivo é o valor final do produto, que mesmo importado chega ao mercado nacional com um menor valor.


Com a regulamentação do mercado da cannabis é esperado que pelo menos 6 milhões de brasileiros possam se beneficiar diretamente, tratando diversos tipos de doenças, essa conclusão consta no relatório “Impacto Econômico da Cannabis” produzido pela empresa de consultoria Kaya Mind. Agregando ao relatório produzido pela empresa, temos diversos estudos científicos que comprovam o uso terapêutico para doenças como Alzheimer, Parkinson, glaucoma, depressão, autismo e epilepsia, além de evidências conclusivas no tratamento de câncer.


Com a aprovação na Câmara da PL 399/15 abordando o uso industrial de diversos produtos derivados da cannabis foi vencida a primeira etapa na comercialização no Brasil, mas a proposta ainda está longe do fim. O processo deve seguir ao Senado e pode sofrer diversas adequações, além de ser necessário a aprovação da maioria da casa e finalmente a eventual votação para derrubar o veto presidencial, pois o presidente brasileiro é contra a proposta.

Com um potencial gigante, o mercado da cannabis no Brasil só é ofuscado pelo preconceito ainda maior por parte da população.


Comentarios


bottom of page