top of page

Os problemas por trás da automedicação

A automedicação está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, a dor de cabeça aparece e automaticamente sofremos com o sintoma da automedicação. Este mal hábito deve ser combatido por todos nós, e atire a primeira pílula quem nunca sucumbiu à tentação.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o uso irracional ou inadequado de medicamentos é um problema global de deve ser combatido evitando assim reações alérgicas, dependência e até mesmo morte.


O uso inadequado começa com o não entendimento no momento da prescrição, por isso a importância de o paciente cobrar de seu médico todas as informações necessárias para o uso correto e racional do medicamento prescrito.


Uma conversa franca e verdadeira auxilia no tratamento e no resultado esperado do medicamento, outro ponto a ser observado, é o momento da compra. Adquira sempre o produto prescrito e na quantidade necessária para o tratamento completo.


Os detalhes citados acima são apenas uma pequena fração do problema, o uso inadequado quase sempre é representado pelas ações do paciente, como a utilização de medicamentos quando não são necessários, pelo uso errôneo de antibióticos e pela troca da apresentação.


A recomendação para resolver esse problema é sempre buscar o atendimento médico especializado e efetuar a compra em locais adequados, desta maneira você sempre terá o melhor resultado para o tratamento e sua saúde.


Comments


bottom of page